sábado, 16 de maio de 2009

Educai as crianças, para não ser necessário punir os adultos - Pitágoras

A propósito do que se passou na Bela-Vista e do facto dos autores das acções desta natureza muitas vezes serem jovens, apeteceu-me dizer, sobre a discussão de que factores levam um adolescente à situação de conflito com a Lei/Norma:
Já li muitos artigos sobre o assunto, pela curiosidade de compreender o que leva uma criança/adolescente a impor-se permanentemente contra a regra, a usar a agressividade como único meio de manifestar o seu descontentamento. Chegam a muitas conclusões: Ele é muita perturbação do comportamento, ele é muita deficiência social e ambiental. Mas o que se faz com isso?
Quem comete em consciência um crime tem de ser punido, não há na minha opinião, qualquer aprovação em relação às acções praticadas, mas as Belas-Vistas estão cheias de crianças a praticar crimes. Por isso, os critérios do julgamento devem ser analisados levando em conta esse factor e não como se a responsabilidade fosse apenas deles. Muitos destes jovens têm 11,12, 13 anos. Alguns (poucos) que conheço, quando os vejo a fazer construções com legos a ver o Canal Panda e pedir para contar histórias ao adormecer, depois de terem roubado, incendiado carros, andado à pancada com professores e amigos,não deixo de não me convencer que alguma coisa deixou de ser feita e que alguma coisa tem de ser feita e, também, que eles não são os únicos responsáveis por aquilo em que se tornaram.


É necessário e impõe-se, compreender as motivações que arrastam os jovens para a criminalidade violenta, para superar a situação. A socialização de tais crianças e adolescentes e, principalmente, a prevenção do acto agressivo são questões que urgem respostas e esforços. Ponham os sociólogos a trabalhar que foi para isso que estudaram e estão muitos no desemprego. não deixem as crianças chegar a Homens assim.

1 comentário:

Powered By Blogger